O que isso significa na prática?
Entre um Analista e um " paciente" não há um paciente real. Existe um sujeito a procura de respostas mergulhando nas profundezas do seu próprio ser. Freud abominava a ideia de que um ser é superior ao outro, sabia que o Ego só faz estragos. O que ele fazia, apesar de toda sua sabedoria, era colocar-se no lugar de um ouvinte curioso. Procurar saber.
A dificuldade inicia no momento em que nós, crentes que somos mais sábios, que temos um nível acima do outro por ter, estudado mais, por possuir dons, por ter uma sensibilidade aguçada, pela intuição que nos grita, passamos a julgar o outro, ainda que inconscientemente.
No fim, em geral, temos razão. Se olhamos alguém, sabemos muito só em observar. Vemos os resquício da infância nas atitudes, os traumas escondidos nos comportamentos inadequados, sabemos o que está vindo à consciência daquele sujeito, mesmo que ele não saiba.
Mas não podemos tirar conclusões precipitadas. Ainda que saibamos. Precisamos deixar o outro falar até descobrir por si só. Nesse caso, usamos a escuta flutuante. Ouvimos tudo e nos atentamos aos detalhes. É um árduo caminho. Para que ele perceba onde está a falha então nós os guiamos.
Alguns de nós, temos um ar arrogante de quem já sabe o suficiente. Infelizmente, quase sempre sabemos mesmo.
Vivemos bastante, ouvimos bastante, vimos o bastante para saber o final de quase tudo. Raramente nos surpreendemos e é aí que a vida fica chata. Por isso, possuímos um certo ar de "Sabe Tudo" ou Suposto Saber. Difícil livrar se de um estereótipo não é mesmo?
Tem uma frase que diz que :
" Domine todas as teorias, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana."
Por inúmeras vezes me pego despejando "saber" sob os outros que ainda não estão prontos para ouvir. Talvez nunca estejam. É como querer ensinar Medicina para um aluno da Pré Escola. Se você falar sobre alma à pessoas que não sabem nem porque estão aqui, qual é a razão?
Pra quê serve o conhecimento?
A grande maioria das pessoas só acha que a vida é trabalhar, casar, pagar contas, ganhar dinheiro, conquistar uma boa aparência, ser aceita pelos outros, criar filhos e morrer.
Então quando você diz que há mais do que isso, não há valor algum.
Gaste seu conhecimento na hora certa, com as pessoas certas. No resto do tempo, cale-se. Eles não entenderão e ainda julgarão você.
Coloque-se na posição de quem está a espera de que o outro tenha um grande insight. Pois nós já tivemos o nosso lá atrás, quando as coisas ficaram tão ruins que o único jeito foi abrir mão do ego e dar vasão à consciência.
Amor, Paz e Saúde à todos nós.
Comentários
Postar um comentário