Pular para o conteúdo principal

Em Sã Consciência


Há uma grande diferença entre ter consciência e ter uma consciência sã. No mundo em que vivemos somos  absorvidos por diversos valores e levados à crer que a consciência coletiva é a correta.

Veja, entre o que é legalmente correto e o moralmente correto Há um abismo. 

Na Bíblia diz que tudo me é lícito mas nem tudo me convém, que é um convite à reflexão em torno das possibilidades diante das oportunidades.

 A lei nos dá o direito de fazer o que quisermos.
 Deus também através do livre arbítrio. Porém, é a CONSCIÊNCIA que nos impede de errar a rota.

Mas aí vem o problema dessa geração. Que consciência?

Alguns impelidos pelo impulso da liberdade e dominados pelo INCONSCIENTE, acreditam estar certos ao fazer tudo que querem. 

Outros, presos pelo SUPEREGO, acreditam que reprimir seja a solução. A CONSCIÊNCIA está no meio. Entre a vazão dos desejos e a repressão da moral.

 É medir os prós e os contras, avaliar todos os quesitos com a razão. Não tomar decisões precipitadas, não usar somente o lado emocional.  Mas, também deixar o amor guiar.

O Amor é Consciente.
Não se precipita. Não é um impulso, nem só um sentimento, uma emoção. Mas uma voz que te guia, te dizendo quando parar, quando seguir em frente. Não devemos ser guiados por nossa emoção, nem somente pela razão. Mas, pelo saber. 

É um saber mais profundo, de como as coisas são. Uma visão aprimorada, acima do caos. Como uma águia que vê de cima.

O Consciente sabe esperar. Sabe ir embora, sabe dizer não. Sabe o melhor para si e para o outro.

A voz do Consciente é a voz que é respeitada.

Eu estive pensando em como é difícil para um doente mental ter consciência. É a primeira coisa que se perde ao ficarmos transtornados ou enfermos.

Não há como pensar racionalmente dentro da doença. Perde-se o vínculo com a realidade,no momento em que a alma se parte. 

Perde-se a versão original.
A Consciência.

Na ansiedade, o mal do século, há uma coisa chamada Despersonalização. É quando o estresse é tão alto que a realidade se rompe e você fica em "modo avião". Sai de si por alguns segundos, minutos ou horas. Sua mente que está em alerta, foge para um lugar seguro enquanto você não pode lidar com ela. Não parece impossível? Perder a consciência estando acordado? Não é. Não obstante, o ser humano na terra está assim. Acordado, mas funcionando em modo avião. 

Sabe quando você está fazendo algo trivial e ouve uma voz te dizendo que você deve voltar lá e pedir perdão? Corrigir comportamentos que estão te atrapalhando de crescer? Como se estivesse se restaurando os padrões de fábrica. É quando você volta ao seu EU original. Quando num INSIGHT percebe que deve mudar de vida, ou retomar um sonho antigo.

Para os cristãos é a voz de Deus.
Para os ateus é seu EU interior fazendo um RECALL.

Preocupa-me saber que a maioria dos seres que povoam esta terra, infelizmente não possuem esse poder. De corrigir-se a tempo. Não sabem para onde estão indo e assim vivem como se não houvesse amanhã.
Que seria deles se soubessem que não só existe um amanhã, como um depois do amanhã?

E se as pessoas fossem conscientes,  soubessem a verdade que nosso corpo é um templo e devemos cuidar da casa onde mora nossa consciência?

É diferente ser inteligente e ser sábio. 
É diferente ser sábio e ser consciente.
A Consciência é uma Sabedoria sem Glória, sem Orgulho. Não há EGO.

Consciência Coletiva é saber a responsabilidade que temos no mundo.
Não é sobre nós.
Pelo menos não só,

Veja, o propósito da consciência é te elevar a um nível acima do terreno. É fazer você ter a visão de cima, do alto.

Ser Sábio é ter todo conhecimento terreno possível.

Ter Consciência é viver para cumprir o seu real propósito de vida na Terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Olhar de Mil Jardas, a Materialidade do Trauma.

O Olhar de Mil Jardas é uma expressão usada para definir o olhar de quem já viu demais. Já viveu demais. Uma alma em sofrimento. Você já viu esse olhar?  O que se sabe é que os combatentes de guerra são o maior exemplo conhecido de como o cérebro humano encara tragédias. Memórias não podem ser apagadas, a não ser que se adoeca, o que pode ocorrer, também devido ao trauma,  que o cérebro acredite ser melhor apagar a memória o que não é bom, geralmente apaga junto Memórias que não se quer apagar trazendo prejuízo. Claramente explicando, essa ação involuntária de perder se de si mesmo é uma das inúmeras e tristes consequências de um trauma. Mais especificamente do que se viu com os próprios olhos. Num momento você está aqui, no momento seguinte não está mais. Você está presente, porém só em corpo.  Porquê isso acontece? Às vezes a memória do trauma que não foi ressignificada volta, como um apagão, levando você de volta à cena. Se algo foi tão marcante que você não consegue e...

A Banalização dos Psicodiagnósticos.

Quanto à Psiquiatria, tem se mostrado bastante comum ouvirmos dos pacientes, nos consultórios analíticos a seguinte frase: " Mas ele mal me ouviu e olhou-me nos   olhos, apenas mandou-me tomar o remédio." Sem desmerecer, em absoluto, a Psiquiatria, que é uma área deveras apreciada por mim. Não obstante, tendo eu buscado me especializar em Psicopatologias, para dar aos pacientes uma certa segurança no tocante às suas dúvidas sobre as doenças da mente. É inegável a decadência atual dos psicodiagnósticos. O Manual DSM5 , foi laceado de tal forma que alguns CID'S, como o CID 10 por exemplo, abrange tantas características de personalidades, que segundo ele, qualquer um, em absoluto, pode vir a ser um doente mental. Segundo o que diz o Dr. Guido Palomba , Psiquiatra Forense , mas um dos mais conhecidos e respeitados deste país, atualmente há uma subversão em demasia dos valores desta especialidade. Onde a Indústria Farmacêutica mantém o monopólio. Deve-se saber q...

A História da Loucura

  Em um mundo totalmente pautado na imagem, no que é apreciável aos olhos, no externo e no visível sabemos que tudo quanto seja diferente, fora do padrão, fora do senso comum, é considerado reprovável, incorreto e inaceitável.  Mas o que dita o que é aceitável e correto do que é inaceitável e incorreto?  Segundo os preceitos da sociedade, tudo o que é diferente do usual pela grande maioria, é rejeitado. Daí vem o preconceito desde o início da história, dos primeiros relatos de pessoas com comportamentos estranhos, contra as pessoas que possuem tais diferenças. É visível o quão grande é a problemática em torno deste assunto. Veremos portanto, na linha do tempo a evolução no termo loucura que hoje compreendemos como um conjunto de sintomas relacionados a doenças mentais que levam um ser humano comum a ser considerado indigno por muitos, a um tratamento igualitário: Grécia Antiga Loucos eram conhecidos como um meio de comunicação entre os homens e os deuses. Idad...